quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ginecologista??? Será mesmo??

Bom hoje eu estava procurando no meu amigo Google se nós mulheres conseguimos tocar nosso Colo do Útero, bem eu já tinha visto em algum lugar que conseguimos sim...Mas mês passado eu fui na Gineco e comentei com ela que eu estava sentindo um caroço pequenininho no meu colo do útero, e ela me perguntou como que eu senti, e falei pra ela que me avaliando...Ela olhou para minha cara, levantou uma sobrancelha e disse : " É impossível você conseguir sentir um caroço no seu colo do útero, pois não tem como seu dedo chegar até lá, a não ser que você tenha uma dedo com mais de 15 cm.".
Bom eu fiquei quieta e até dei risada da cara dela, eu sabia que podia sentir, pois eu vi umas fotos do Colo do Útero e li que podemos sentir e avaliar o nosso Colo do Útero. Eu não falei nada, pois eu estava ali para ter uma consulta e não pra dar uma aula.
Ela me pediu uma Ultrassom Transvaginal para ver se esta tudo bem. Bom eu odiei essa Gineco de cara, ela não olhou no meu rosto, e quando eu falei uma coisa que eu sabia que era possível ela simplesmente deu risada da minha cara.
Aí hoje, como eu já disse, estava procurando sobre o assunto e achei o seguinte texto abaixo, em um site. Achei interessante, ensina a gente possa controlar o nosso período fértil e não fértil.



Para que eu possa controlar o meu periodo fértil e não fértil:

1) Com as mãos bem lavadas, coloque uma luva descartável (de preferência transparente, pra vc poder observar o muco cervical ao mesmo tempo). É aconselhável usar a luva para evitar infecções, pequenos cortes (por causa das unhas), e por razões higiênicas.

2) A melhor posição para observar a posição cervical, é meio agaixada/meio sentada.

3) Coloque o dedo indicador dentro da vagina, inserindo o mais alto que puder, até alcançar o colo do útero.

4) Observe a posição em que o colo está, a textura, e tb a abertura.

- Posição:
- Baixo: vc não vai precisar inserir muito o dedo na vagina, logo vai encontrar o colo. Na posição baixa, vc vai conseguir sentir tb um pouco dos lados do colo.
- Médio: posição intermediária entre colo baixo e alto.
- Alto: nesta posição, o colo é mais difícil de tocar, pois está no topo da vagina. Muitas vezes só se consegue tocar a pontinha. outras vezes o colo está tão alto que nem se consegue tocá-lo.

- Textura:
- Firme: ao tocar o colo do útero, a sensação é de estar tocando a ponta do nariz.
- Médio: textura intermediária entre firme e macio/esponjoso.
- Macio ou esponjoso: ao tocar o colo, a sensação é de estar tocando o lábio.

- Abertura:
- Fechado: A sensação é de tocar a parede lisa do colo do útero.
- Médio: Abertura intermediária entre aberto e fechado.
- Aberto: A sensação é de estar tocando uma covinha, muitas veze bem pequena.

5) Retire o dedo da vagina, retire e descarte a luva.

Como interpretar estas informações:

Durante a menstruação, o colo normalmente está baixo e firme, e um pouco aberto, para o fluxo passar. A sensação é mesmo de estar tocando a ponta do nariz. Não é necessário observar a posição do colo durante a menstruação, até porque o objetivo é identificar a ovulação.

Após a menstruação, o colo se mantém baixo e firme, e a abertura do útero se mantém fechada.

Quando a ovulação está se aproximando, o colo vai ficando mais alto, perto do topo da vagina, e vai ficando cada vez mais macio, como a sensação de tocar o lábio. Isto significa que você está entrando no período fértil. A posição mais fértil é quando o colo está alto, macio e aberto (para os espermatozóides poderem passar). Mas não se preocupe se a posição variar um pouco no período fértil, às veze a ovulação se atrasa por alguma razão e o colo sobe e desce um pouco antes de atingir a posição ideal. Vc pode tb observar o colo alto, macio e aberto durante vários dias. Lembre-se que vc tem que analisar o conjunto dos sinais de fertilidade.

Após a ovulação, o colo desce, ficando mais baixo, firme e fechado. Lembre-se que a abertura das mulheres que já deram a luz é sempre maior. Então, pode ser que vc não sinta que a abertura esteja tão fechada. Esta mudança após a ovulação pode acontecer imediatamente, ou depois de algumas horas, ou mesmo de alguns dias. Cada mulher é diferente.

Quando a gravidez acontece, o colo às vezes sobe, ficando alto, macio e fechado. Mas isto pode acontecer em épocas diferentes em mulheres diferentes. Observar a posição do colo pra identificar a gravidez não é uma coisa muito certa ou confiável. Apenas o teste de gravidez positivo ou o ultrassom podem confirmar a gravidez.



Espero que gostem das informações.

2 comentários:

Anônimo disse...

É típico de médico incopetente, só querem clinicar gente ignorante, qdo pegam pessoas mais entendidas fazem o q fez com vc! E o carocinho o que era? Pois sinto um bem minúsculo, seria a abertura do colo uterino?

Myllena Alves disse...

Olá... Pois é... Incompetência é a palavra que descreve a tal ginecologista. Não basta o sistema de saúde público demorarem para marcar uma consulta e quando esta é marcada leva mais tempo ainda para o dia da consulta e pra completar o especialista na verdade não é "especialista" em nada. Me da revolta.

Graças a Deus não era nada, durou apenas uns meses e depois sumiu. Nunca mas voltou.
Mas é bom sempre fazer a transvaginal quando se tem essas dúvidas.

Beijos e obrigada pelo comentário.

Postar um comentário

Amooo quando recebo comentários.