Bom eu fiquei quieta e até dei risada da cara dela, eu sabia que podia sentir, pois eu vi umas fotos do Colo do Útero e li que podemos sentir e avaliar o nosso Colo do Útero. Eu não falei nada, pois eu estava ali para ter uma consulta e não pra dar uma aula.
Ela me pediu uma Ultrassom Transvaginal para ver se esta tudo bem. Bom eu odiei essa Gineco de cara, ela não olhou no meu rosto, e quando eu falei uma coisa que eu sabia que era possível ela simplesmente deu risada da minha cara.
Aí hoje, como eu já disse, estava procurando sobre o assunto e achei o seguinte texto abaixo, em um site. Achei interessante, ensina a gente possa controlar o nosso período fértil e não fértil.
1) Com as mãos bem lavadas, coloque uma luva descartável (de preferência transparente, pra vc poder observar o muco cervical ao mesmo tempo). É aconselhável usar a luva para evitar infecções, pequenos cortes (por causa das unhas), e por razões higiênicas.
2) A melhor posição para observar a posição cervical, é meio agaixada/meio sentada.
3) Coloque o dedo indicador dentro da vagina, inserindo o mais alto que puder, até alcançar o colo do útero.
4) Observe a posição em que o colo está, a textura, e tb a abertura.
- Posição:
- Baixo: vc não vai precisar inserir muito o dedo na vagina, logo vai encontrar o colo. Na posição baixa, vc vai conseguir sentir tb um pouco dos lados do colo.
- Médio: posição intermediária entre colo baixo e alto.
- Alto: nesta posição, o colo é mais difícil de tocar, pois está no topo da vagina. Muitas vezes só se consegue tocar a pontinha. outras vezes o colo está tão alto que nem se consegue tocá-lo.
- Textura:
- Firme: ao tocar o colo do útero, a sensação é de estar tocando a ponta do nariz.
- Médio: textura intermediária entre firme e macio/esponjoso.
- Macio ou esponjoso: ao tocar o colo, a sensação é de estar tocando o lábio.
- Abertura:
- Fechado: A sensação é de tocar a parede lisa do colo do útero.
- Médio: Abertura intermediária entre aberto e fechado.
- Aberto: A sensação é de estar tocando uma covinha, muitas veze bem pequena.
5) Retire o dedo da vagina, retire e descarte a luva.
Como interpretar estas informações:
Durante a menstruação, o colo normalmente está baixo e firme, e um pouco aberto, para o fluxo passar. A sensação é mesmo de estar tocando a ponta do nariz. Não é necessário observar a posição do colo durante a menstruação, até porque o objetivo é identificar a ovulação.
Após a menstruação, o colo se mantém baixo e firme, e a abertura do útero se mantém fechada.
Quando a ovulação está se aproximando, o colo vai ficando mais alto, perto do topo da vagina, e vai ficando cada vez mais macio, como a sensação de tocar o lábio. Isto significa que você está entrando no período fértil. A posição mais fértil é quando o colo está alto, macio e aberto (para os espermatozóides poderem passar). Mas não se preocupe se a posição variar um pouco no período fértil, às veze a ovulação se atrasa por alguma razão e o colo sobe e desce um pouco antes de atingir a posição ideal. Vc pode tb observar o colo alto, macio e aberto durante vários dias. Lembre-se que vc tem que analisar o conjunto dos sinais de fertilidade.
Após a ovulação, o colo desce, ficando mais baixo, firme e fechado. Lembre-se que a abertura das mulheres que já deram a luz é sempre maior. Então, pode ser que vc não sinta que a abertura esteja tão fechada. Esta mudança após a ovulação pode acontecer imediatamente, ou depois de algumas horas, ou mesmo de alguns dias. Cada mulher é diferente.
Quando a gravidez acontece, o colo às vezes sobe, ficando alto, macio e fechado. Mas isto pode acontecer em épocas diferentes em mulheres diferentes. Observar a posição do colo pra identificar a gravidez não é uma coisa muito certa ou confiável. Apenas o teste de gravidez positivo ou o ultrassom podem confirmar a gravidez.
Espero que gostem das informações.
2 comentários:
É típico de médico incopetente, só querem clinicar gente ignorante, qdo pegam pessoas mais entendidas fazem o q fez com vc! E o carocinho o que era? Pois sinto um bem minúsculo, seria a abertura do colo uterino?
Olá... Pois é... Incompetência é a palavra que descreve a tal ginecologista. Não basta o sistema de saúde público demorarem para marcar uma consulta e quando esta é marcada leva mais tempo ainda para o dia da consulta e pra completar o especialista na verdade não é "especialista" em nada. Me da revolta.
Graças a Deus não era nada, durou apenas uns meses e depois sumiu. Nunca mas voltou.
Mas é bom sempre fazer a transvaginal quando se tem essas dúvidas.
Beijos e obrigada pelo comentário.
Postar um comentário
Amooo quando recebo comentários.